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PROSPECÇÃO ATIVA

Não é novidade que uma estratégia de prospecção ativa de clientes é fundamental para o crescimento de uma empresa, independentemente dos leads que chegam através das suas ações de marketing ou indicações de clientes. Mas o fato é que a dinâmica de prospecção de novas empresas para utilizarem sua tecnologia, estará sempre ligada às ações de marketing e vendas. Estas duas áreas trabalham em conjunto na estratégia de prospecção de clientes, sendo que, geralmente, o marketing é responsável pelo “topo do funil”, focado em geração e nutrição de novos Leads para que em seguida seja possível extrair as oportunidades efetivas de negócio. Já a equipe comercial aborda e faz a negociação destes prospects, seguindo o processo de vendas alinhado com o perfil identificado da respectiva empresa em tratativa.

É neste sentido que a Sartech contribui para o seu negócio, encontrando os potenciais negócios que consumirão sua tecnologia, executadas através destas principais ações:

  • Processo de Inbound;
  • Processo de Outbound;
  • Indicações de clientes;
  • Processo compartilhado.

O processo de Inbound, que também é conhecido como “o novo marketing”, é uma estratégia que segue a linha de comunicação mútua entre o produto ou serviço oferecido, com a potencial empresa consumidora de sua tecnologia. O foco nesta ação é gerar valor através de conteúdo, e na maioria das vezes gerar este prospect antes do momento da compra, visando nutri-lo e educá-lo no propósito de transforma-lo numa oportunidade de negócio mais qualificada para que o time de vendas desenvolva o seu trabalho.

Neste método Inbound, trabalhamos a atração de visitantes para o site e após alcançar este resultado, executamos as estratégias de conversão para transformar estes visitantes em Leads com alto poder de compra dos produtos e/ou serviços oferecidos.

Com as informações coletadas de cada Lead, determinamos uma estratégia de relacionamento via e-mail marketing ou outros mecanismos que nos permitem analisar todas as interações e resultados alcançados, determinando imediatamente o retorno sobre investimento obtido neste formato de prospecção.

No processo de Outbound, que é conhecido como a prática ativa de ir em busca do cliente, temos um método mais tradicional, mas que produz resultados extraordinários. Neste processo, a comunicação é direta com a empresa potencial consumidora da tecnologia trabalhada. Envio de flyers, e-mails marketing, contato ativo via telefone, prospecção de eventos do setor que cada tecnologia contribui com sua solução, visita aos potenciais empresas consumidoras, são algumas ações de destaques executadas pelo time da Sartech.

Somados aos modelos tradicionais acima, nosso time usa outras formas de gerar novos clientes, através do método de indicação, popularmente conhecido como “boca-a-boca”. Nesta estratégia, estudamos com cada cliente os passos mais coerentes e reais que poderão estimular as empresas consumidoras da tecnologia a nos indicar para outras empresas do seu convívio. Parcerias com entidades do setor, canais fornecedores de outros produtos, dentre outros são meios de acesso que poderão nos indicar para seus clientes.

Neste processo de indicação, o mais comum são empresas adotarem estratégias de fomentação de indicações em três etapas no decorrer do relacionamento com o cliente que, são: o momento da compra; os primeiros resultados gerados pelo uso do produto ou serviço e, por fim, de acordo com a maturidade alcançada pelo cliente com o uso da solução oferecida, a indicação do produto ou serviço.

Existem ainda ocasiões em que nos deparamos com cenários que exigem a prática não de uma estratégia específica, mas de várias estratégicas, como as citadas anteriormente, para que seja possível obter o máximo de êxito quanto ao processo de prospecção ativa de novos clientes. Esta fórmula é chamada de modelo misto. São vários fatores a serem analisados no decorrer da execução dos processos, pois o perfil de cada cliente, a jornada de compra dele, o ticket médio da tecnologia, a operação interna das equipes de marketing e vendas e, por fim, o modelo de gestão da organização são fatores determinantes para a obtenção de determinadas contas.

São vários os formatos e estratégias de aquisição de clientes e a Sartech se especializou neste processo de captar e relacionar com cada cliente potencial a ser atendido por sua tecnologia, garantindo a você, cliente, o principal resultado, que é a ampliação do seu Market Share gerado pela venda efetiva de sua tecnologia. Afinal, o que interessa é contrato assinado, empresa bem atendida e vendas sacramentadas e é isto que nos capacitamos repentinamente para fazer mais e melhor.